O que é o CLD?


Desde 2012, o Curso de Liderança e Discipulado é um programa a parte da graduação, com um currículo acadêmico ainda mais dinâmico a fim de atender as demandas específicas de seu público prioritário: jovens pré-universitários ou universitários.

De terça a quinta-feira, os alunos terão aulas bíblico-teológicas (doutrinas básicas, orientações para a vida cristã, estudos e aplicações atuais a partir de livros da Bíblia) e treinamentos de evangelismo e liderança. Nos demais dias, o programa será voltado para a prática e vivência em todos os ministérios da OPV, trabalhos de assistência social e evangelismo, ministério com crianças, entre outros cursos avulsos de capacitação ministerial. Além disso, em julho, eles terão oportunidade de um estágio de três semanas em ministérios orientados por nossos missionários aqui na OPV.

Diferente do que era feito, os alunos do CLD não serão mais enviados para igrejas locais aos finais de semana, essas saídas serão todas planejadas pela coordenação do curso, que organizará grupos de trabalho a fim de proporcionar boas condições de desenvolvimento pessoal e ministerial para todos os alunos.

A ênfase nas áreas de estudo, vida e ministério permanece a mesma, assim como a estrutura de convivência no campus em Atibaia, que continua abrigando alunos de todos os programas oferecidos, promovendo convivência e interações saudáveis e que acrescentarão na formação de todos os envolvidos.

"O foco do CLD está voltado para ajudar o jovem a se tornar maduro na fé e a ser cristão em qualquer lugar em que estiver. Para isso, queremos orientá-lo não só espiritualmente, mas também na área profissional, emocional, bem como dar condições para ele defender sua fé e aprender a estudar a Bíblia e qualquer outro assunto de maneira mais efetiva. Queremos capacitá-lo para que ele se desenvolva na sociedade de maneira saudável e, principalmente, de forma que honre a Deus", explica pastor Roberto Rodrigues, coordenador do CLD.

Para aqueles que, ao longo do ano, decidirem participar do programa teológico-ministerial, o sistema de créditos por matérias permitirá certa adequação de currículo, possibilitando que aluno ingresse já no segundo ano do curso.