Oficina de Quadro Cênico

 




Neste final de semana, tivemos a oportunidade de aprender um artifício de evangelismo chamado quadro cênico. À primeira vista, o nome assusta um pouco, mas a ideia e a prática são muito simples. É basicamente um pedaço de papel, com alguns desenhos simples e uma história mais simples ainda. Em poucas palavras, isso é o quadro cênico.






Como em qualquer evangelismo, você tem apenas uma tarefa: divulgar o amor de Cristo por meio do plano de salvação. O quadro cênico não é diferente. A primeira parte do dia foi aprender como fazer os desenhos. Coloca o planeta Terra aqui, uns quadradinhos amarelos aqui e ali, uns rabiscos aqui e metade de um coração aqui e ali. Pronto, você esta pronto para explicar o plano de salvação. Logo em seguida, aprendemos a contar a história. Não é simplesmente jogar qualquer palavra –, é explicar de forma certa, como o ser humano se separou de Deus, e o que Ele fez para nos redimir. E à medida que você vai explicando, você vai completando o desenho. No final da sua explicação, o desenho agora completo vai fazer sentido, assim como a sua vida.




Aprender sobre o quadro cênico foi algo muito marcante na minha vida. Primeiro, porque foi uma quebra de paradigmas. Quando eu vi pela primeira vez, já não aguentava mais ouvir falar sobre o plano de salvação. Era a mesma coisa todas as vezes. Mas quando contaram a história do quadro cênico, foi como ouvir pela primeira vez. Foi uma confirmação de que Deus fala, do jeito que Ele quiser, quando Ele quiser, pelos meios que Ele quiser. Segundo, porque para pregar o evangelho, não precisa de uma linguagem rebuscada, um vasto
conhecimento teológico, ler a Bíblia pelo menos uma vez por ano. Não. O evangelho é simples. Deve ser simples.





O ano do CLD está sendo um grande aprendizado, e a cada coisa nova, Deus vem mudar
um pouquinho da minha história. O quadro cênico mudou um pouco. O que realmente
precisamos, é nos deixar disponíveis para Deus mudar não só um pouco, mas
completamente a vida das pessoas.


 



Texto escrito por Ayra Borges, aluna do Curso de Liderança e Discipulado, sobre o curso de evangelismo (quadro cênico) do dia 19 de março de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário