Carta aberta a um futuro aluno

 
 
Oi? Olá? Alô? Tem alguém aí? Ah bom, pensei que estivesse falando sozinha. Então é você que vem pro CLD ano que vem? Nossa, que legal! Não poderia deixar de dizer que fez uma excelente escolha. Muito prazer em te conhecer! Você deve estar bastante animado, afinal, eu também estava antes de vir pra cá. Deve estar cheio de expectativa, indagações, planos. Me lembro de quando eu estava prestes a vir pra cá, um friozinho na barriga, um medo do que poderia encontrar e muita alegria de, finalmente, poder vir pra esse lugar incrível e aprender de Deus. Bom, antes de vir algumas amigas maravilhosas me escreveram alguns conselhos do como aproveitar o tempo que passaria aqui, o que ajudou muito e me deu ainda mais ânimo para encarar o curso. Então, eu gostaria de fazer o mesmo com você! É, isso mesmo, com você caro futuro aluno. Agora que meu ano de CLD está chegando ao fim, gostaria de deixar algumas dicas para que você possa ter um ano para mudar todos os outros. Então, preste bastante atenção porque lá vem carta pela frente.

Caro futuro aluno,


Como você está? Já começou a pensar no que vai levar? Já fez a lista das milhões de coisas que não pode esquecer de trazer? Imagino que já tenha mandado mil mensagens para o Robertinho ou ligado cem vezes aqui no seminário. Tudo bem, eu também fiz isso. Ainda falta um tempinho até você vir pra cá, mas o coração já deve estar acelerado. Daqui a pouco o ano começa e tenho certeza de que vai querer aproveitar ele ao máximo. Pode ter certeza que se você vier com o coração diposto, esse com certeza, é um ano que ficará marcado na sua vida. Quando chegar no final, vai parecer que passou voando e cada experiência vai ficar guardada no coração. Mas, quando chegar, preste atenção em algumas coisas. Uma das primeiras frases que me falaram foi "aproveite cada oportunidade". Realmente isso é muito verdade! Aqui você vai ter inúmeras oportunidades para se aproximar de Deus e das pessoas, não as desperdice. Seja nas aulas, no tempo livre, nas refeições, no tarefão (você vai descobrir o que é quando chegar), na educação física, no grupão (tipo um pequeno grupo, você vai entender) ou nas viagens missionárias. Cada momento foi separado por Deus para moldar o seu coração e te mostrar a grandiosidade dEle, esteja atento aos detalhes que Ele quer te mostrar. Aproveite cada lugar do condomínio e não deixe que as tarefas ou o tempo com as pessoas se torne mais importante que o seu tempo com Deus.

Falando em tempo com Deus, invista tempo na sua devocional. Talvez você nem saiba o que é isso ou quase não faz, mas ela é muito importante. A devocional é um tempo separado para conversar com Deus, ler a Bíblia e aplicar o que ela diz à sua vida, é imprescindível para o crescimento cristão. O mais desafiador é conseguir mantê-la fora do seminário, mas se você entender a importância que ela tem, já é um bom começo para ela fazer parte da sua vida. Além disso, esteja atento as capelas. Eu sei que é difícil, principalmente por ser de manhã, acredite, eu tive muita dificuldade com isso, mas tente prestar bastante atenção, pois nela se pode aprender verdades que Deus quer aplicar no seu viver.

Outra dica que me deram de grande valor foi "não interprete as aulas como matérias", ou seja, encare-as como instrumento de Deus para falar ao seu coração. Aprenda muito de Deus, mas não deixe que esse conhecimento se torne um fim e não um meio. Olhe para cada verdade bíblica que você aprender e se pergunte: será que isso é verdade na minha vida? Todas as aulas são muito importantes, mas a que se destaca é a aula de ética pessoal, nela você vai poder olhar para si mesmo sob a perspectiva de Deus e avaliar se você está do jeito que Ele quer. Pode ter certeza de que a resposta não é nada animadora, mas é por isso que o evangelho é a boa nova! Então venha, mas venha com o coração disposto a ser transformado como um vaso de barro (Jr 18.6).

Por último, lembre-se "os livros passam, as pessoas não". Aqui você vai conhecer pessoas incríveis que vão deixar marcas profundas na sua vida, invista tempo com elas. Você vai aprender muito com as aulas, mas quando olhar para trás vai se lembrar de todas as pessoas que se tornaram tão importantes na sua vida e que te mostraram o que é caminhar com Deus. Também vai se lembrar daquelas que foram um pouquinho mais difíceis de amar, mas veja isso como uma oportunidade que Deus te dá para aprender como Ele amou e para observar o que Ele quer mudar na sua vida por meio delas. Converse com os professores, os equipantes, os orientadores, sugue tudo o que eles tem para ensinar, eles são super dispostos e você pode aprender muito em um simples almoço no refeitório. Eles tem lições valiosas e vidas que são um referencial. Não se feche a um grupo de amigos restritos, além de ser muito chato, você pode perder a oportunidade de conhecer outras pessoas com muito a te acrescentar. Invista nas vida das pessoas que estão a sua volta. As amizades que você vai fazer aqui são um presente de Deus, aproveite enquanto você está aqui e quando for embora guarde-as na caixinha do seu coração e leve-as para vida, garanto que não vai ser difícil.

Espero que essas dicas possam te ajudar a começar bem o ano e, ao terminar, olhar para trás e observar o quanto você cresceu. Aqui você vai poder amadurecer muito, mas lembre-se que o seminário não é mágico. O lugar, as matérias, a equipe, tudo isso é um meio que Deus usa para falar com você e mudar o seu coração, mas cabe a você ouvir, entender e praticar aquilo que Ele quer. Você pode sair daqui completamente diferente do que entrou ou permanecer o mesmo, mas saiba que a Palavra de Deus terá sempre o poder para mudar a vidas independente de onde estiver. Te desejo um ano que vai mudar a sua vida, assim como mudou a minha.

Com muito carinho,

uma aluna que já sente falta de tudo que viveu aqui


Se você é um ex-aluno e também deseja deixar um conselho para os que estão por vir, compartilhe esse artigo com seu conselho e #dicaCLD.




Nenhum comentário:

Postar um comentário